Pesquisar por matérias

domingo, maio 25, 2025
InícioAmazonasUEA cria Centro Amazônico de Energias Renováveis para impulsionar a transição energética

UEA cria Centro Amazônico de Energias Renováveis para impulsionar a transição energética

O projeto é conduzido pelo Laboratório de Sistemas Embarcados e tem como objetivo promover a sustentabilidade e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

A Universidade do Estado do Amazonas (UEA) anunciou a criação do Centro Amazônico de Energias Renováveis, um hub de pesquisa, desenvolvimento e inovação voltado para soluções energéticas limpas na Amazônia. O projeto é conduzido pelo Laboratório de Sistemas Embarcados (LSE-HUB) da Escola Superior de Tecnologia (EST) e tem como objetivo promover a sustentabilidade e reduzir a dependência de combustíveis fósseis.

Lançamento no evento Amazonas Óleo, Gás & Energia

O anúncio ocorreu na terça-feira (18), durante o painel “Energia e Descarbonização”, no evento Amazonas Óleo, Gás & Energia, realizado no Centro de Convenções Vasco Vasques. A iniciativa foi apresentada pelo Prof. Dr. Raimundo Cláudio Gomes, coordenador do LSE-HUB, que destacou a importância do centro para a transição energética na região e no país.

“Nosso objetivo é desenvolver uma cadeia tecnológica integrada, desde o etanol de cupuaçu até células combustíveis aplicadas à mobilidade fluvial. Queremos mostrar ao mundo que a energia do futuro é renovável e tem DNA amazônico”, afirmou o professor.

Quatro pilares estratégicos para um futuro sustentável

O Centro Amazônico de Energias Renováveis baseia-se em quatro pilares fundamentais para impulsionar a sustentabilidade energética:

1. Transição energética global

O centro abordará desafios da intermitência das fontes solar e eólica, além de soluções eficientes para o armazenamento de energia.

2. Oportunidades para o Brasil

A iniciativa explora o potencial do lítio e da biomassa amazônica, como o etanol de cupuaçu, para diversificar a matriz energética com fontes sustentáveis.

3. Tecnologias disruptivas

O projeto investirá em hidrogênio verde, células a combustível e o uso do etanol como alternativa à mobilidade elétrica.

4. Impactos socioeconômicos

A criação do centro visa reduzir a dependência de combustíveis fósseis e gerar benefícios econômicos e sociais para a Amazônia.

UEA na vanguarda da transição energética

Para o reitor da UEA, Prof. Dr. André Zogahib, a criação do centro representa um marco para a pesquisa e desenvolvimento sustentável no Brasil.

“O centro não é apenas uma referência acadêmica, mas também um passo essencial para desenvolver soluções energéticas que atendam às demandas locais e globais. A UEA reafirma seu compromisso com a inovação e a preservação ambiental, fortalecendo a economia da Amazônia”, destacou o reitor.

Sobre o evento

A 2ª edição do Amazonas Óleo, Gás & Energia, promovida pelo Governo do Amazonas, por meio da Secretaria de Estado de Energia, Mineração e Gás (Semig) e do Sebrae-AM, foi ampliada em 2025. O evento reúne:

  • Conferências sobre oportunidades no setor de petróleo, gás e energia;
  • Exposição com mais de 40 empresas;
  • Simpósio e Arena de Inovação;
  • Arena ESG e Rodadas de Negócios com as principais empresas do segmento.

Com essa iniciativa, a UEA se posiciona como referência na transição energética, alinhando inovação tecnológica e sustentabilidade para o desenvolvimento da Amazônia e do Brasil.

Lei também:

Eduardo Braga destaca impactos da Reforma Tributária na Zona Franca de Manaus e avanços na BR-319

Declaração de Plínio Valério sobre Zona Franca viraliza e divide opiniões

Siga nossas redes sociais Instagram  e Facebook

2 COMENTÁRIOS

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui

Últimas Notícias