domingo, abril 28, 2024
More
    InícioDestaquesAbertura da campanha Outubro Rosa com iluminação do Teatro Amazonas

    Abertura da campanha Outubro Rosa com iluminação do Teatro Amazonas

    Abertura da campanha Outubro Rosa com iluminação do Teatro Amazonas, o governo do Amazonas realizou, na noite deste domingo (1º/10), no Largo de São Sebastião, a abertura do Movimento Mundial Outubro Rosa 2023. A campanha tem o objetivo de alertar as mulheres sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer de mama.

    O Teatro Amazonas foi iluminado na cor rosa, em uma parceria entre a Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa, Secretaria de Estado de Saúde (SES-AM), Fundação Centro de Controle de Oncologia do Estado do Amazonas (FCecon), Rede Feminina de Combate ao Câncer do Amazonas (RFCC-AM), Liga Amazonense Contra o Câncer (Lacc) e Instituto Mama Vida.

    Representando o Governo do Estado, a vice-presidente do Fundo de Promoção Social (FPS), Kathelen Braz, destacou o apoio do fundo na causa do câncer. “O Fundo de Promoção Social é um apoiador direto da FCecon com os projetos em todas as áreas, em especial ao câncer de mama”, disse.

    Campanha Outubro Rosa

    O tema da campanha deste ano é “Com mais empatia, somos mais vida”, temática escolhida nacionalmente pela Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama (Femama), ONG que organiza o Outubro Rosa no Brasil.

    Para a vice-presidente da Rede Feminina, Keyth Bentes, as ONGs que atuam na causa são de suma importância na campanha, pois trabalham diretamente com as mulheres em comunidades. “Hoje essa abertura significa muito no sentido de levar a mensagem de fazer os exames, de se cuidar e se tocar”, afirmou Bentes.

    Acolhimento e tratamento

    A diretora de Ensino e Pesquisa da FCecon, Kátia Torres, destacou que o acolhimento às mulheres diagnosticadas com câncer na fundação é realizado com humanização.

    “Temos uma equipe específica para navegar junto com a mulher. Acompanhar e explicar cada passo. Depois de feita toda uma análise, propriamente iniciar o tratamento, que pode ser baseado em cirurgia ou quimioterapia”, destacou.

    Espetáculo “O Toque que Muda”

    Durante a abertura da campanha, o Teatro Amazonas foi iluminado na cor rosa. “A Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa tem uma grande satisfação em participar e contribuir com a campanha do Outubro Rosa. A iluminação do Teatro Amazonas é para se unir às demais manifestações que acontecem em todo o mundo”, disse a representante da secretaria, Luciane Ituaçu.

    Após a iluminação, o Teatro Amazonas recebeu a exibição do espetáculo “O Toque que Muda”, pela terceira vez. Feito por mulheres para mulheres, o espetáculo é um marco ao unir elencos completamente femininos dos Corpos Artísticos do Governo do Estado, igualmente regidos por mulheres.

    “O Toque que Muda” é um concerto que reúne as mulheres dos corpos artísticos, envolvendo a Orquestra de Violões, o Madrigal do Amazonas, a Amazonas Filarmônica e o Coral do Amazonas, em versões totalmente femininas.

    No espetáculo, a Amazonas Filarmônica se apresentou sob a regência da maestrina Elena Koynova; a maestrina Dhijana Nobre foi a regente do Coral do Amazonas; e Natália Sakouro regeu o Madrigal no Hall do Teatro Amazonas.

    Para a maestrina Elena Koynova, o espetáculo é muito especial, pois incentiva o diagnóstico precoce à população feminina.

    “É um espetáculo para celebrar um período muito importante, que é o começo do Outubro Rosa. O câncer de mama é uma doença muito cruel. Esse mês é um mês de reflexão de toda a comunidade de uma coisa que é muito importante, que é o diagnóstico precoce”, ressaltou a maestrina.

    Leia Também:  Câncer de intestino: sintomas e prevenção, FCecon alerta para o aumento

    Siga nossas redes sociais Instagram  e Facebook

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias