quarta-feira, maio 29, 2024
More
    InícioDestaquesLula conversa com Biden sobre iniciativa conjunta entre EUA e Brasil

    Lula conversa com Biden sobre iniciativa conjunta entre EUA e Brasil

    A conversa por telefone estava agendada para ocorrer às 12h45 e durou cerca de meia hora

    Durante uma conversa por telefone nesta quarta-feira (16), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, falaram sobre o combate à mudança climática e uma iniciativa conjunta entre os dois países para promover condições de trabalho decentes.

    A conversa estava agendada para ocorrer às 12h45 e durou cerca de meia hora.

    Lula falou sobre o conteúdo da chamada em suas redes sociais:

    Como ambos os presidentes têm ligações com o movimento sindical de seus países, já era esperado que eles anunciassem uma iniciativa em comum sobre melhorias das condições de trabalho.

    A iniciativa vem sendo negociada pelos governos norte-americano e brasileiro há cerca de dois meses. A proposta veio do presidente dos EUA, Joe Biden, que quer lançar uma iniciativa mundial pela criação de empregos e pelo trabalho decente, com condições mínimas salariais e salubridade.

    “É a primeira vez que trato com um presidente interessado nos trabalhadores”, disse Lula, segundo nota do governo brasileiro.

    Lula também apresentou a Biden os resultados da Cúpula da Amazônia e, segundo a nota do governo, Biden reconheceu as obrigações dos países desenvolvidos em ajudar os demais a lidar com as mudanças climáticas e a necessidade de apoio às nações mais pobres.

    Segundo a nota, o presidente dos EUA também recordou a contribuição de US$ 500 milhões do país ao Fundo Amazônia e destacou a importância da construção de uma “parceria forte” com o Brasil, tendo em vista do protagonismo brasileiro nesses temas.

    Encontros em setembro e possível visita de Biden ao Brasil

    Segundo fontes da diplomacia brasileira, Lula e Biden também falaram sobre a possibilidade de uma agenda bilateral na Índia em setembro, durante encontro do G20.

    Se ocorrer, este seria um segundo encontro no mesmo mês, pois o Itamaraty já planeja uma agenda com os Estados Unidos durante a Assembleia Geral da ONU, em Nova York, também em setembro. A campanha conjunta por trabalho decente deve ser lançada neste encontro.

    Os dois países também trabalham uma visita de Biden ao Brasil em 2024, quando serão celebrados 200 anos de relações diplomáticas dos dois países.

    Lula, quando foi em fevereiro aos Estados Unidos encontrar Biden, já havia convidado o norte-americano para vir ao Brasil.

    Com informações CNN*

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias