sexta-feira, maio 17, 2024
More
    InícioMundoÚltimos quatro dias registram as mais altas temperaturas na Terra

    Últimos quatro dias registram as mais altas temperaturas na Terra

    A semana termina com dados nada animadores relacionados à crise climática. Depois do mês de junho mais quente da história, nos últimos quatro dias, foram registradas as mais altas médias de temperatura da Terra desde que as medições com equipamentos começaram a ser feitas, em 1850.Os cientistas culpam a ação humana, com a emissão de gases do efeito estufa, e a chegada do El Nino, este ano.

    O recorde começou a ser quebrado na segunda-feira, quando a média global de temperatura atingiu 17,01 °c. Na terça, o índice chegou a 17,18 °c . E se manteve assim na quarta (17,18°c). Já na quinta, bateu em 17,23 °c.

    Nessa quinta-feira, o secretário-geral das Nações Unidas, Antônio Guterres, disse que situação que testemunhamos agora é a demonstração de que a mudança climática está fora de controle. E que se continuarmos adiando medidas necessárias, estamos caminhando para uma situação catastrófica.

    Um planeta mais quente potencializa a ocorrência de eventos extremos. Em 2023, a ação humana está tendo ajuda do El Nino, fenômeno de aquecimento das águas do Pacífico, que voltou depois de quatro anos. O cientista brasileiro Paulo Artaxo, membro do Painel Intergovernamental de Mudanças Climáticas da ONU, lembra que 80% dos gases do efeito estufa vêm da exploração do petróleo. E os outros 20%, do desmatamento das florestas tropicais, como a Amazônia.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias