quinta-feira, maio 16, 2024
More
    InícioEntretenimentoCultura‘Ritos’: A arte amazônica de Rui Machado

    ‘Ritos’: A arte amazônica de Rui Machado

    Rui Machado, renomado artista plástico, compositor e poeta, terá suas obras em exposição na Galeria do ICBEU. A mostra intitulada “Ritos” será aberta com um coquetel para convidados no dia 6 de julho, às 19h, e estará aberta ao público de 7 de julho a 4 de agosto, de segunda a sexta-feira, das 15h às 20h, com a presença do próprio artista. A exposição apresentará cerca de 70 obras, sendo a maior exibição de sua carreira até o momento, abordando cenas do cotidiano amazônico, política, questões contemporâneas e arte indígena. As pinturas, que medem 70x70cm e foram realizadas entre 2020 e 2023, refletem o amor de Machado pela Amazônia e seus habitantes.

    O convite para a exposição no ICBEU foi feito pelo presidente da instituição, Luis Fabian Pereira Barbosa, e marca também o aniversário de 67 anos da fundação do ICBEU. Essa será a terceira vez que Rui Machado expõe na galeria do instituto, consolidando sua relação com a instituição. Além da mostra, o artista presenteou o teatro com uma obra especial, medindo 150×70 cm, retratando máscaras de um ritual Ticuna, que será colocada no foyer do Teatro ICBEU, tornando-se parte integrante da instituição.

    A exposição “Ritos” é fruto do trabalho de Rui Machado durante a pandemia, em que a pintura se tornou sua aliada para refletir sobre os rumos da humanidade. Com uma trajetória de 40 anos nas artes plásticas, Machado traz em suas obras a temática amazônica e a valorização dos povos que habitam a região, com destaque para o alto Rio Negro. A mostra promete encantar os visitantes com sua expressividade artística e sua reflexão sobre a sociedade contemporânea.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias