Com o objetivo de atender à crescente demanda por gás natural (GN) na capital amazonense, a Companhia de Gás do Amazonas (Cigás) iniciou uma nova etapa de expansão da sua rede de gasodutos em Manaus. Desta vez, as obras ocorrem no bairro Colônia Antônio Aleixo, na zona leste da cidade.
As frentes de trabalho, executadas por uma empresa terceirizada contratada pela Cigás, já atuam na rua Desembargador Anísio Jobim e, nos próximos dias, avançam para a avenida Cosme Ferreira. As atividades complementam as intervenções já iniciadas na rua Desembargador César Rego, também localizada no mesmo bairro.
Expansão da rede segue padrões rigorosos de segurança
A construção da Rede de Distribuição de Gás Natural (RDGN) é feita de forma subterrânea e segue padrões rigorosos de qualidade e segurança. O processo contempla diversas etapas, como mapeamento e sondagem do solo, execução do projeto construtivo, recomposição provisória e definitiva do asfalto, além da sinalização adequada do gasoduto.
Para minimizar impactos ao tráfego e preservar o pavimento urbano, a Cigás adota majoritariamente o método construtivo não-destrutivo, técnica que consiste em pequenas aberturas no asfalto para instalação dos tubos, garantindo menor interferência na rotina da cidade.
As atividades ocorrem nos períodos diurno e noturno, com apoio do Instituto Municipal de Mobilidade Urbana (IMMU) na orientação do tráfego e na segurança de pedestres e condutores. Além disso, a Cigás mantém outra frente de obras ativa na avenida Autaz Mirim, reforçando a ampliação da rede em outras áreas de Manaus.
Gás natural já atende mais de 30 bairros da capital
Atualmente, a Cigás conta com 23,3 mil unidades consumidoras de gás natural distribuídas entre os segmentos termelétrico, industrial, veicular, comercial, residencial e de autogeração/liquefação. Ao todo, já foram construídos 324 quilômetros de gasodutos, que beneficiam mais de 30 bairros da cidade.
A expansão contínua da rede de gás natural visa aumentar a cobertura do serviço, promover o desenvolvimento sustentável e oferecer uma alternativa energética segura e eficiente para os consumidores manauaras.
Lei também:
UEA abre inscrições para MBA em Gestão Financeira, Controladoria e Auditoria
UEA cria Centro Amazônico de Energias Renováveis para impulsionar a transição energética
DPE-AM abre concurso público com 10 vagas para Defensor Público