De 25 a 30 de abril, Manaus será palco da 1ª Feira de Empregabilidade e Capacitação da Justiça do Trabalho da 11ª Região, evento gratuito e inclusivo que busca ampliar oportunidades para pessoas com deficiência no mercado de trabalho. A iniciativa é promovida pelo Tribunal Regional do Trabalho da 11ª Região (TRT11), com apoio da Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e do Ministério Público do Trabalho (MPT).
Programação da Feira
A abertura do evento ocorrerá no dia 25 de abril, no auditório da Justiça do Trabalho, com transmissão ao vivo pelo YouTube. A programação contará com rodadas de entrevistas com empresas, workshops práticos, orientações sobre empreendedorismo familiar, suporte psicoeducacional, emissão de documentos e assistência jurídica gratuita.
Nos dias 28, 29 e 30 de abril, as atividades seguirão no formato on-line, transmitidas pelos canais oficiais do TRT11, MPT e do Programa Mais Acesso da UEA. As palestras abordarão temas como tecnologia assistiva, inteligência artificial aplicada ao desenvolvimento profissional e técnicas de oratória para entrevistas e apresentações.
As inscrições podem ser feitas pelo link: https://www.even3.com.br/conexao-inclusiva/.
Lançamento da plataforma Mais Acesso Conecta
A feira também marcará o lançamento da plataforma Mais Acesso Conecta (www.maisacessoconecta.com.br), um portal digital de empregabilidade acessível para pessoas com deficiência.
-
A partir de 22 de abril, empresas poderão cadastrar vagas de emprego e aprendizagem.
-
A partir de 24 de abril, candidatos poderão registrar seus currículos e se candidatar às oportunidades disponíveis.
Criada por meio de uma parceria entre UEA, TRT11 e MPT, a plataforma funcionará de forma contínua e, a partir de setembro de 2025, contará com cursos de capacitação on-line. O objetivo é consolidar um ecossistema digital voltado à inclusão, formação profissional e empregabilidade para pessoas com deficiência no Amazonas.
Como as empresas podem participar?
Empresas interessadas em ofertar vagas de emprego e aprendizagem na feira devem se inscrever até 15 de abril de 2025, pelo formulário: https://forms.office.com/r/236vvPDJdr.
A partir de 22 de abril, as vagas deverão ser cadastradas na plataforma www.maisacessoconecta.com.br, permitindo o agendamento de entrevistas com os candidatos durante o evento.
Além disso, empresas terão a oportunidade de oferecer contratos de aprendizagem e estágios tanto para pessoas com deficiência quanto para outros públicos, ampliando suas ações de responsabilidade social e promovendo inclusão efetiva no mercado de trabalho.
Lei também:
Governo Federal destina R$ 16,6 milhões para o Projovem no Amazonas