domingo, abril 28, 2024
More
    InícioDestaquesEsboço do texto final da COP28 não cita fim de combustíveis fósseis

    Esboço do texto final da COP28 não cita fim de combustíveis fósseis

    A versão final do documento ainda está sendo negociada por representantes dos quase 200 países presentes

    Esboço do texto final da COP28 não cita fim de combustíveis fósseis, o esboço foi divulgado nesta segunda-feira (11) , a conferência climática das Nações Unidas realizada em Dubai. No entanto, o texto não menciona uma eliminação progressiva dos combustíveis fósseis

    A versão final do documento ainda está sendo negociada por representantes dos quase 200 países presentes na conferência, que acontece até terça, 12.

    O texto cita o fato de o Acordo de Paris, de 2015, ter impulsionado uma ação climática que contenha danos, apontando para a urgência de responder à crise climática.

    No entanto, apesar dos avanços globais para minimizar os impactos, da adaptação e dos meios de aplicação e apoio, os negociadores “ainda não estão coletivamente no bom caminho para alcançar o objetivo do Acordo de Paris e os seus objetivos a longo prazo”.

    Limitar o aumento da temperatura

    O rascunho aponta que, até o momento, os negociadores da COP28 reafirmam o objetivo de temperatura do Acordo de Paris de manter o aumento da temperatura média global bem abaixo dos 2°C acima dos níveis pré-industriais e de prosseguir os esforços para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C acima dos níveis pré-industriais. Ou seja, se reconhece que essa meta reduziria significativamente os riscos e os impactos das alterações climáticas.

    O documento reafirma ainda que os impactos das alterações climáticas serão muito menores com um aumento da temperatura de 1,5°C em comparação com 2°C, por isso os signatários – cerca de 200 países – decidem seguir com a meta para limitar o aumento da temperatura a 1,5°C.

    No entanto, a primeira versão aponta para séria preocupação com o fato de 2023 poder vir a ser o ano mais quente, como apontado durante a COP28, com os impactos das alterações climáticas em ritmo de aceleração.

    Com base nisso, o rascunho reforça a necessidade de ação e apoio urgentes para manter 1,5°C como uma meta como forma de enfrentar a crise climática em uma década que se mostra tão crítica.

    O rascunho sinaliza que a versão final deve poupar a proposta de um grupo de pelo menos 80 países, incluindo os Estados Unidos, para que haja um compromisso formal de redução gradual do uso dos combustíveis fósseis.

    Veja também:

    Noruega anuncia mais R$ 245 milhões para o Fundo Amazônia

    Siga nossas redes sociais Instagram  e Facebook

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias