O presidente Luiz Inácio da Silva proferiu um discurso durante o Fórum Empresarial do Brics na África do Sul, onde compartilhou sua visão sobre o Programa de Aceleração do Crescimento (PAC) anunciado pelo governo no início do mês. Na ocasião, ele destacou a amplitude do programa e suas inúmeras oportunidades de interesse para investidores provenientes dos países membros do bloco.
Durante o evento em Johanesburgo, realizado antes da cúpula do Brics, que engloba Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, Lula reiterou que há duas semanas havia apresentado o PAC. Ele enfatizou que esse programa oferece um vasto espectro de oportunidades que poderiam atrair investimentos dos países do Brics.
Desde a cerimônia de lançamento do PAC, o presidente Lula já havia expressado a necessidade de ele e seus ministros promoverem atividades internacionais com o objetivo de atrair investimentos para financiar os diversos projetos abrangidos pelo programa.
O PAC atualizado envolverá investimentos substanciais de cerca de 1,7 trilhão de reais, provenientes tanto da União quanto de entidades estatais e do setor privado. A previsão é que mais de 1,3 trilhão de reais sejam alocados até 2026, com um foco especial nas parcerias público-privadas.
No contexto do fórum em Johanesburgo, Lula sublinhou o notável crescimento do comércio brasileiro com os parceiros do Brics, o qual aumentou em impressionantes 370% desde a fundação do grupo em 2009. Ele conectou o PAC a seu desejo de reverter o declínio dos últimos seis anos e promover a geração de empregos de alta qualidade, bem como a luta contra a pobreza.
Lula também promoveu a ideia de um acordo multilateral no setor da aviação entre os países do Brics, destacando ainda o “amplo espaço” para expandir as relações comerciais com nações africanas e realçando as “vastas oportunidades” presentes no continente.
Diante das autoridades presentes em Johanesburgo, o presidente expressou sua convicção de que a dinâmica da economia global reside atualmente no hemisfério sul e que os Brics desempenham um papel crucial como sua força motriz.