O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou nesta sexta-feira (18), durante visita ao município de Missão Velha (CE), que “não é fácil gostar de pobre” e defendeu que o governo deve “pensar com o coração” ao incluir os mais vulneráveis na divisão do Orçamento da União. A declaração ocorreu durante o anúncio de R$ 1,4 bilhão em recursos federais para a continuidade das obras da ferrovia Transnordestina.
“Não tem apenas que ter cabeça, tem que pensar com o coração. Se vale à pena ou não cuidar das pessoas”, disse Lula, enfatizando que decisões tomadas por elites econômicas tendem a ignorar os mais pobres. “Se as decisões do governo se dão numa mesa muito elitista, com muita gente muito rica, o pobre será lembrado para livro de história, não será colocado no orçamento da União”, afirmou.
Ao lado do governador do Ceará, Elmano de Freitas (PT), e do ministro dos Transportes, Renan Filho, Lula garantiu o aporte necessário para a conclusão da obra ferroviária, considerada estratégica para a integração dos estados do Nordeste. Segundo o presidente, os recursos devem ser monitorados de forma contínua para evitar paralisações.
“Não faltará dinheiro para concluir a Transnordestina. Agora, eu tenho que ser comunicado da dificuldade de dinheiro antes de faltar, para que a gente possa não permitir [a paralisação da obra]. Porque eu quero inaugurar essa obra até o fim do meu mandato. Se não 100%, 99% — alguma coisa nós vamos ter que fazer”, declarou.
A Transnordestina é uma ferrovia que visa ligar os estados do Piauí, Ceará e Pernambuco, promovendo o escoamento de produção agrícola e mineral do interior nordestino até os portos. A obra teve início em 1959, mas foi paralisada pouco tempo depois por inviabilidade financeira. Sua retomada ocorreu em 2006, no primeiro mandato de Lula.
O governo federal estima que o orçamento total da ferrovia chegue a R$ 15 bilhões. Segundo o Ministério dos Transportes, a injeção de novos recursos deve acelerar os trabalhos no trecho cearense e garantir o avanço necessário para que o projeto seja finalizado até o fim de 2026.
A visita de Lula ao Ceará reforça a prioridade dada pelo governo à integração logística da região e reafirma o discurso do presidente sobre justiça social, inclusão orçamentária e desenvolvimento regional.
Lei também:
Governo Federal firma acordo para retomar pavimentação da BR-319 com plano ambiental
Siga nossas redes sociais Instagram, Youtube, TikTok e Facebook