terça-feira, abril 1, 2025
More
    InícioBrasil"Justiça cumpre seu papel ao aceitar denúncia contra Bolsonaro", diz Lula

    “Justiça cumpre seu papel ao aceitar denúncia contra Bolsonaro”, diz Lula

    A declaração ocorreu após a decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou réus Bolsonaro e mais sete pessoas pelos crimes de golpe de Estado

    O presidente Luiz Inácio Lula da Silva afirmou, na noite desta quarta-feira (26) – manhã de quinta-feira (27) no Japão –, que a Justiça brasileira está cumprindo seu papel ao aceitar a denúncia contra o ex-presidente Jair Bolsonaro e aliados, no caso da tentativa de golpe de Estado.

    A declaração ocorreu após a decisão unânime da Primeira Turma do Supremo Tribunal Federal (STF), que tornou réus Bolsonaro e mais sete pessoas pelos crimes de golpe de Estado e tentativa de abolir o Estado Democrático de Direito.

    Lula critica pedido de anistia feito por Bolsonaro

    Durante coletiva de imprensa em Tóquio, onde cumpre agenda oficial, Lula ressaltou a importância das investigações conduzidas pela Polícia Federal e pelo Ministério Público.

    “O que é correto é que a Suprema Corte está se manifestando com base nos autos do processo, após meses de investigação, muito bem conduzida pela Polícia Federal e pelo Ministério Público. Além disso, houve muitas delações de pessoas importantes, acusando o que tentaram fazer no Brasil”, declarou o presidente.

    Lula também reforçou que há provas concretas contra Bolsonaro e seus aliados.

    “É visível que o ex-presidente tentou dar um golpe no país. Há provas de que ele tentou contribuir para o meu assassinato, para o assassinato do vice-presidente e do ex-presidente da Justiça Eleitoral. Todo mundo sabe o que aconteceu no Brasil”, afirmou.

    Sobre os pedidos de anistia feitos por Bolsonaro e setores da oposição, Lula criticou a estratégia e questionou a necessidade do ex-presidente buscar esse benefício antes do julgamento.

    “Se ele pede anistia antes do julgamento, significa que está admitindo culpa. Em vez disso, ele deveria provar sua inocência, ao invés de fazer bravatas e alegar perseguição”, observou.

    Visita ao Japão e fortalecimento das relações bilaterais

    A coletiva de imprensa em Tóquio marcou o encerramento da visita de Estado ao Japão. Durante os últimos dias, Lula se reuniu com o primeiro-ministro Shigeru Ishiba e com o imperador Nahurito. Agora, ele segue para o Vietnã antes de retornar ao Brasil.

    Na ocasião, Lula destacou que esta foi “a visita mais importante” que já fez ao Japão desde 1975, quando esteve no país pela primeira vez como sindicalista.

    O presidente também reforçou a importância do fortalecimento das relações entre Brasil e Japão, principalmente em temas como defesa da democracia e multilateralismo.

    “Essa visita teve como principal objetivo estreitar a relação com o Japão, especialmente em um momento em que a democracia enfrenta riscos no mundo. Setores da extrema-direita e negacionistas têm ganhado força em várias partes do planeta, e precisamos reforçar o diálogo global”, afirmou.

    Além disso, Lula destacou a necessidade de combater o protecionismo e impulsionar o livre comércio, além de defender reformas na governança mundial, incluindo mudanças no Conselho de Segurança da ONU.

    “Queremos que o século 21 tenha uma representação mais equilibrada da geopolítica mundial, e para isso, é fundamental repensar a estrutura do Conselho de Segurança da ONU”, disse.

    130 anos de relações diplomáticas entre Brasil e Japão

    Em 2025, Brasil e Japão celebrarão 130 anos de relações diplomáticas. A visita de Estado promovida pelo governo japonês costuma ocorrer, no máximo, uma vez por ano, mas não acontecia desde 2019, antes da pandemia.

    Além dos encontros com líderes políticos, Lula participou de reuniões com empresários brasileiros e japoneses, representantes do movimento sindical e pesquisadores brasileiros residentes no Japão.

    Leia também:

    STF torna Bolsonaro réu por tentativa de golpe de Estado

    Alexandre de Moraes lê relatório sobre denúncia de golpe de estado envolvendo Bolsonaro e aliados

    STF retoma julgamento de denúncia contra Bolsonaro

    Siga nossas redes sociais Instagram  e Facebook

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias