Nesta segunda-feira (18/09), o governador Wilson Lima realizou uma reunião com representantes da BYD Auto, uma empresa fabricante de veículos elétricos que possui uma fábrica de baterias no Polo Industrial de Manaus. Esse encontro está em consonância com a estratégia de atrair investidores que se engajam no uso de energia limpa, como carros, caminhões e ônibus elétricos.
No ano de 2022, o governador Wilson Lima estabeleceu um convênio no valor de R$ 34,9 milhões com a Prefeitura de Manaus com o objetivo de adquirir 12 ônibus elétricos que serão incorporados ao sistema de transporte público da capital. Essa tecnologia permite que os veículos financiados pelo Estado não emitam poluentes atmosféricos.
Investimentos em inovação aliada à sustentabilidade
O governador Wilson Lima enfatizou: “Estamos trabalhando para atrair investimentos para o nosso estado que promovam a inovação aliada à sustentabilidade, como é o caso da BYD, que já realiza operações no Brasil e no Amazonas.”
A BYD Auto, uma fabricante de automóveis, caminhões e ônibus com sede em Xian, na China, fundada em 2003, está atualmente operando três fábricas no Brasil. Sendo que, duas delas estão localizadas em Campinas (SP), uma destinada à montagem de ônibus totalmente elétricos e outra para a produção de módulos fotovoltaicos. A terceira fábrica está situada no Polo Industrial de Manaus (PIM), onde é dedicada à fabricação de baterias de fosfato de ferro-lítio para celulares.
Participaram da reunião
No encontro com representantes da BYD Auto estiveram presentes o diretor da empresa, Johnny Jiang, a supervisora de administração e RH, Caroline Contente, a diretora de gestão de Tributos, Liza Ribeiro, e o diretor de Gestão de Suprimentos, Kleber Maia. Além disso, participaram os secretários estaduais de Fazenda, Alex Del Giglio, e de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação, Serafim Corrêa.