O que começou como uma operação policial contra um assalto terminou em caos e destruição no município de Envira, a mais de 1.200 km de Manaus. Dois adolescentes morreram durante o confronto com a polícia nesta segunda-feira (29), e a cidade mergulhou em uma noite de retaliação violenta.
Informações preliminares dão conta que ônibus da prefeitura foram incendiados, veículos oficiais destruídos e prédios públicos depredados por grupos revoltados com a ação policial. A garagem municipal, onde estavam os principais meios de transporte da cidade, virou alvo de ataques coordenados, deixando um rastro de prejuízos e medo.
Onda de violência coincide com visita de ministro
A onda de violência coincidiu com a visita do ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, que esteve em Envira para inaugurar o novo porto. Poucas horas após sua partida, os ataques se intensificaram, levantando suspeitas sobre a articulação dos atos.
Moradores relatam momentos de pânico e insegurança, enquanto as autoridades tentam retomar o controle da situação. Até o momento, não há balanço oficial dos danos, e a cidade segue em alerta diante da possibilidade de novos confrontos.
Até o momento, nem a Polícia Militar do Amazonas e nem autoridades do município se manifestaram sobre o caso, deixando a população em busca de respostas sobre a grave escalada de violência.
Repercussão na Aleam
Alguns deputados repercutiram o caso na tribuna da Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam), na manhã desta terça-feira (30/9). Em discurso, o deputado Delegado Péricles (PL) afirmou ter avisado de forma prévia sobre a possibilidade de ataques no local depois de receber denúncias de moradores sobre a crescente no número de crimes.
“Nas últimas semanas, sete pessoas morreram em Envira, algo que não é comum nos municípios do Amazonas. Uma onda de roubo e furto que acontece no município de Envira”, iniciou ele antes de relembrar o caso e afirmar que havia solicitado reforço de policiais semanas antes do ataque.
“Eu, há um mês, venho solicitando reforço policial e o que eles dizem é que a tropa está pronta, mas não tem aeronave para enviar os policiais para Envira. E eu relatei que isso ia acontecer, e ontem aconteceu”, disse.
Crítica à falta de logística e visitas oficiais
Quem também comentou sobre o tema foi o deputado Comandante Dan (Podemos), que se mostrou preocupado, afirmando que também havia sinalizado a importância de preparar a polícia local.
“Fizemos requerimento para poder recuperar as estruturas de segurança do município”, afirmou.
O parlamentar destacou a preocupação pelo fato de o crime ter ocorrido poucas horas depois da visita do senador Omar Aziz (PSD), que na ocasião anunciou a intenção de realizar um concurso para a Polícia Civil. Além dele, esteve na cidade o ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participando de entregas.
“É um absurdo que um dia anterior e um dia após a presença de um ministro de estado no município de Envira, essas cenas sejam evidenciadas”, disse.
Siga nossas redes sociais Instagram, Youtube, TikTok e Facebook