sábado, agosto 16, 2025
More
    InícioBrasilHugo Motta envia pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de...

    Hugo Motta envia pedidos de cassação de Eduardo Bolsonaro ao Conselho de Ética

    Presidente da Câmara encaminha quatro representações contra Eduardo Bolsonaro; deputado é acusado de quebrar decoro parlamentar após declarações nos EUA

    O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), enviou nesta sexta-feira (15) quatro pedidos de cassação do mandato de Eduardo Bolsonaro (PL-SP) ao Conselho de Ética. As representações foram apresentadas por partidos governistas, entre eles PT e PSOL.

    O deputado, que atualmente está nos Estados Unidos, é acusado de quebrar o decoro parlamentar ao atuar no exterior em defesa de punições a autoridades brasileiras, com o objetivo de beneficiar seu pai, o ex-presidente Jair Bolsonaro, réu em processo por tentativa de golpe de Estado.

    Declarações polêmicas nos EUA e ataques a Moraes

    Em entrevista à BBC News Brasil concedida em Washington na última quarta-feira (13), Eduardo Bolsonaro afirmou que está disposto a “ir às últimas consequências” para retirar do poder o ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF).

    O parlamentar chamou Moraes de “psicopata”, “mafioso” e “bandido”, classificando o Brasil como uma “ditadura” e alegando perseguição política contra si, seu pai e apoiadores. Eduardo também sugeriu sanções à esposa de Moraes por suposto enriquecimento ilícito.

    PT e PSOL lideram ações por cassação

    Segundo o líder do PT na Câmara, Lindbergh Farias (RJ), autor de um dos requerimentos, a postura de Eduardo atenta contra a soberania nacional:

    “Não podemos tolerar condutas que atentam contra a soberania. É dever do Parlamento impedir que um deputado utilize prerrogativas para representar interesses contrários ao Brasil”, declarou.

    O petista já havia informado que a cassação do deputado é prioridade para o partido neste semestre.

    Posicionamento de Hugo Motta

    Em entrevistas recentes, Hugo Motta sinalizou que pode punir Eduardo Bolsonaro:

    “Não há previsibilidade para o exercício do mandato à distância no nosso regimento”, disse na última quinta-feira (7).

    Na segunda-feira (11), ele reforçou a discordância com a atuação de parlamentares que trabalham no exterior por medidas que prejudiquem o Brasil:

    “Eu não posso concordar com a atitude de um parlamentar que está fora do País, trabalhando para que medidas cheguem ao seu País de origem e tragam danos à economia”, afirmou.

    Conselho de Ética recebe 20 representações

    Além de Eduardo Bolsonaro, o Conselho de Ética recebeu 20 representações nesta sexta-feira (15). Três deputados receberam mais de uma denúncia:

    • Eduardo Bolsonaro (PL-SP) – 4 representações

    • André Janones (Avante-MG) – 5 representações

    • Gilvan da Federal (PL-ES) e Lindbergh Farias (PT-RJ) – 2 cada

    Outros deputados também foram alvos de uma representação: Sargento Fahur (PSD-PR), Gustavo Gayer (PL-GO), Delegado Éder Mauro (PL-PA), Guilherme Boulos (PSOL-SP), Célia Xakriabá (PSOL-MG), Kim Kataguiri (União-SP) e José Medeiros (PL-MT).

    Entre os motivos estão trocas de ofensas e declarações polêmicas envolvendo ministros do STF e colegas de parlamento. O Conselho de Ética fará sorteio para definir os relatores das ações. Segundo as regras, não podem ser escolhidos parlamentares do mesmo Estado, partido ou federação do representado.

    Siga nossas redes sociais Instagram, YoutubeTikTok e Facebook

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias