sexta-feira, agosto 1, 2025
More
    InícioDestaquesNova tecnologia apoiada pela NVIDIA lança sistema Emfasys que expande memória DDR5 via...

    Nova tecnologia apoiada pela NVIDIA lança sistema Emfasys que expande memória DDR5 via Ethernet para servidores de IA

    Sistema Emfasys, da Enfabrica, permite adicionar até 18 TB de memória DDR5 via conexão Ethernet e promete reduzir custos com IA em até 50%.

    A Enfabrica, startup apoiada pela NVIDIA, anunciou o Elastic AI Memory Fabric System (Emfasys), uma tecnologia inovadora capaz de adicionar terabytes de memória DDR5 a servidores usando conexões Ethernet padrão. O objetivo é resolver um dos principais gargalos em aplicações de Inteligência Artificial: a limitação da memória disponível por servidor.

    Tecnologia visa escalar memória de servidores via Ethernet

    Tecnologia visa escalar memória de servidores via Ethernet

    O sistema Emfasys foi projetado especificamente para cargas de trabalho de inferência em larga escala e está atualmente em fase de testes com um grupo seleto de clientes. A proposta é reduzir os altos custos operacionais e ampliar a eficiência da infraestrutura de IA.

    Segundo a Enfabrica, a nova tecnologia pode diminuir em até 50% os custos por token gerado, além de permitir uma distribuição mais equilibrada das tarefas entre os servidores, eliminando gargalos associados à memória.

    Compatibilidade com SuperNIC e memória CXL

    Compatibilidade com SuperNIC e memória CXL
    Créditos: Enfabrica

    A arquitetura do Emfasys é compatível com racks baseados na placa de rede SuperNIC ACF-S da empresa, que oferece taxa de transferência de 3,2 Tb/s (equivalente a 400 GB/s). Isso permite conectar até 18 TB de memória DDR5 com CXL.

    Os servidores com GPUs (de 4 ou 8 vias) acessam a memória remota por Ethernet 400G ou 800G por meio de RDMA (Remote Direct Memory Access), usando o protocolo CXL.mem. Isso garante baixa latência (em microssegundos), acesso direto à memória e operação sem sobrecarregar a CPU.

    Solução modular e fácil de integrar

    A grande vantagem do Emfasys é sua capacidade de ser integrado a praticamente qualquer servidor de IA existente, sem necessidade de grandes mudanças na arquitetura do sistema. Isso se dá graças ao software de camadas de memória fornecido pela própria Enfabrica, que mascara a latência e gerencia o acesso ao novo pool de memória.

    Solução modular e fácil de integrar

    Esse software é compatível com ambientes de hardware e sistemas operacionais atuais, utilizando interfaces RDMA amplamente adotadas no mercado.

    Alívio para as GPUs e maior eficiência

    Com o crescimento das aplicações de IA — que agora utilizam prompts longos, grandes janelas de contexto e múltiplos agentes — a pressão sobre as memórias HBM das GPUs tem se tornado um desafio. Essas memórias, além de caras, são limitadas. Com o pool externo do Emfasys, os datacenters podem escalar a memória de forma mais econômica e flexível.

    A proposta da Enfabrica é permitir que os operadores maximizem o uso computacional, evitem desperdícios de memória de GPU e reduzam os custos gerais de infraestrutura.

    Lançamento ainda sem data, mas testes estão em andamento

    Lançamento ainda sem data, mas testes estão em andamento
    Créditos: Enfabrica

    Tanto o sistema Emfasys quanto o chip SuperNIC ACF de 3,2 Tb/s estão em testes com clientes estratégicos. A empresa ainda não divulgou uma data oficial de lançamento comercial, mas aceita solicitações de encomenda por meio de seu site.

    Além disso, a Enfabrica atua como membro consultivo de importantes grupos da indústria, como o Consórcio Ultra Ethernet (UEC) e o Consórcio Ultra Accelerator Link (UALink), o que reforça seu compromisso com a evolução do ecossistema de hardware para IA.

    Lei também:

    LG lança o UltraFine 40U990A‑W, monitor curvo 5K2K com Thunderbolt 5 no Japão

    Siga nossas redes sociais Instagram, YoutubeTikTok e Facebook

    Fonte: Enfabrica

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias