terça-feira, julho 22, 2025
More
    InícioDestaquesIncêndio em ferry na Indonésia deixa três mortos e mais de 500...

    Incêndio em ferry na Indonésia deixa três mortos e mais de 500 resgatados em Sulawesi

    Tragédia ocorreu a bordo do KM Barcelona 5; causas do incêndio ainda são investigadas pelas autoridades marítimas

    Um incêndio em um ferry ao largo da ilha de Sulawesi, na Indonésia, deixou pelo menos três mortos e mais de 500 passageiros resgatados, segundo balanço atualizado nesta segunda-feira (21) pela guarda costeira do país. A embarcação KM Barcelona 5 seguia rumo à cidade de Manado, no norte da ilha, quando o fogo começou, no domingo (20).

    As primeiras informações apontavam para cinco vítimas fatais, mas o número foi revisto para três após nova apuração das autoridades. Inicialmente, também havia sido divulgado que 284 pessoas foram resgatadas. No entanto, o número subiu para 568 resgatados, incluindo passageiros e tripulantes.

    Apesar disso, a lista oficial de embarcados registra 280 passageiros e 15 tripulantes. A imprensa local destacou que o ferry tinha capacidade para até 600 pessoas, o que levanta dúvidas sobre o número exato de ocupantes e possíveis desaparecidos.

    Passageiros saltaram ao mar para escapar das chamas

    Segundo a guarda costeira, muitos passageiros, usando coletes salva-vidas, foram obrigados a saltar no mar para escapar das chamas e da fumaça. Alguns conseguiram se salvar ao serem resgatados por barcos de pescadores locais.

    Um vídeo divulgado pela agência de busca e salvamento de Manado mostra a embarcação em chamas, com fumaça negra densa saindo do convés, enquanto um navio da guarda costeira lança jatos de água para tentar conter o fogo.

    “A equipe de resgate continua as operações de busca e salvamento, pois ainda estamos recolhendo dados”, afirmou o diretor da agência de resgate de Manado, George Leo Mercy Randang, à agência de notícias France-Presse. “Nosso posto está funcionando 24 horas por dia para receber relatos de pessoas desaparecidas”, acrescentou.

    Reincidência de tragédias marítimas no país

    A causa do incêndio ainda não foi identificada. A Indonésia, arquipélago formado por mais de 17 mil ilhas, registra frequentes acidentes marítimos, devido a normas de segurança frágeis e a condições climáticas muitas vezes desfavoráveis.

    Este é mais um caso que evidencia os problemas estruturais do transporte marítimo no país. No último dia 3 de julho, outro ferry naufragou próximo à ilha de Bali, resultando em pelo menos 19 mortes. Em março, uma australiana morreu após o barco em que estava virar no mar agitado ao largo da mesma ilha.

    As autoridades marítimas seguem investigando o incêndio no ferry KM Barcelona 5, enquanto familiares das vítimas e desaparecidos aguardam novas atualizações.

    Leia também:

    Morre Juliana Marins, brasileira que caiu em trilha de vulcão na Indonésia

    Siga nossas redes sociais Instagram  e Facebook

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Por favor digite seu comentário!
    Por favor, digite seu nome aqui

    Últimas Notícias