A região metropolitana de Manaus (AM) tem potencial para ampliar em 41 quilômetros a rede de transporte público coletivo de média e alta capacidade (TPC-MAC) até 2054, elevando de 212,9 mil para 393,7 mil o número de pessoas atendidas diariamente por corredores exclusivos de transporte. Os dados constam no Boletim Informativo nº 4 do Estudo Nacional de Mobilidade Urbana (ENMU), realizado pelo Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e o Ministério das Cidades.
Em termos nacionais, as 21 maiores regiões metropolitanas do Brasil possuem potencial para expandir em cerca de 2,5 mil km as redes de TPC-MAC até 2054. A Rede Futura inclui novos trechos de metrôs, trens, veículos leves sobre trilhos (VLT), bus rapid transit (BRT) e corredores exclusivos de ônibus.
Indicadores de mobilidade sobem com expansão
Em Manaus, o estudo aponta que a Rede Futura permitirá alcançar 36,7% no indicador PNT (People Near Transit), criado pela organização global Instituto de Políticas de Transporte e Desenvolvimento (ITDP), que mede a proporção da população vivendo a até 1 km de distância de redes de transporte coletivo.
“Estamos fortalecendo o planejamento urbano com base em dados concretos, que nos permitem identificar prioridades e orientar ações de médio e longo prazo. Nosso foco, com a mobilidade urbana, é tornar o transporte coletivo mais eficiente, dinâmico e sustentável, assegurando qualidade de vida à população,” afirmou o ministro das Cidades, Jader Filho.
A ampliação prevista representa um acréscimo de 586% sobre a rede base atual, com impactos positivos também na redução de acidentes, emissões de gases do efeito estufa e melhor uso do espaço público.
“O investimento em corredores de transporte mais eficientes é uma política pública necessária para ampliar o acesso a oportunidades e melhorar a qualidade de vida das pessoas, especialmente das populações mais carentes,” destacou o presidente do BNDES, Aloizio Mercadante.
Manaus pode superar cidades internacionais
Outro indicador que seria impactado pela expansão é o RTR (Rapid Transit to Resident), que relaciona a população urbana a partir de 500 mil habitantes com a extensão de linhas de TPC-MAC. Em Manaus, o RTR passaria de 3 para 18 após a implantação da Rede Futura, superando índices de cidades como Lisboa (15,3) e Bogotá (14,3).
No cenário nacional, o ENMU prevê a construção de mais 323 km de metrô, 96 km de trens urbanos, 1.930 km de sistemas BRT, VLT ou monotrilho e 157 km de corredores de ônibus. Atualmente, as 21 regiões metropolitanas pesquisadas possuem 2.007 km de rede de transporte público.
Nesta fase do estudo, foram avaliados 400 planos e projetos, dos quais quase 200 têm demanda suficiente para ampliar o acesso da população a redes de transporte coletivo de média e alta capacidade nos próximos 30 anos.
Próximos passos do ENMU
Entre junho e agosto, o foco do ENMU será a elaboração do Banco de Projetos, que detalhará investimentos, custos, receitas e benefícios econômicos e sociais dos quase 200 projetos previstos. Esse trabalho permitirá planejamento estratégico de médio e longo prazo pelos entes públicos e norteará decisões sobre prioridades de investimentos em cada localidade.
O Boletim Informativo nº 4, com resultados parciais do estudo, já está disponível no site do BNDES: www.bndes.gov.br/enmu
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