Na manhã desta quinta-feira (3/7), o governador do Amazonas, Wilson Lima (União Brasil), demonstrou sua maior preocupação: que o processo eleitoral e político venha a contaminar os trabalhos e as ações do Executivo estadual. A declaração foi feita durante uma coletiva do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, realizada na sala de imprensa da Sede do Governo do Amazonas.
Wilson Lima foi questionado sobre um possível apoio à candidatura de Tadeu de Souza, atual vice-governador, na disputa pelo governo do Estado nas eleições gerais de 2026. O governador está em seu segundo mandato e, portanto, não pode mais concorrer à reeleição.
Sobre o tema, Wilson Lima foi enfático ao dizer que ainda é cedo para tratar dessas questões. “A minha preocupação tem sido evitar que o processo político e eleitoral contamine as ações do governo do Estado do Amazonas. Então o nosso foco aqui tem sido fazer as entregas que são importantes, principalmente naquelas que são mais críticas”, pontuou o governador.
Ações prioritárias do governo
Entre as ações destacadas por Wilson Lima como prioritárias para o Estado estão linhas de crédito, regularização fundiária, licenciamento ambiental e assistência técnica, que devem ser implementadas em diversas regiões do Amazonas. As medidas integram o trabalho do Comitê Permanente de Enfrentamento a Eventos Climáticos e Ambientais, estrutura criada para lidar com desafios crescentes na área ambiental e climática no estado.
A postura de Wilson Lima revela a tentativa de blindar o governo de disputas políticas antecipadas, mantendo o foco em políticas públicas voltadas ao desenvolvimento sustentável e ao atendimento das necessidades mais urgentes da população amazonense.
Leia também:
Diogo Jota, atacante do Liverpool, morre em acidente de carro na Espanha aos 28 anos