A Casa Branca confirmou que os Estados Unidos começarão a cobrar, a partir desta quarta-feira (9), uma tarifa de 104% sobre produtos importados da China, em mais um capítulo da crescente guerra comercial entre os dois países. A medida foi anunciada pela secretária de imprensa da Casa Branca, Karoline Leavitt, à Fox Business, no início da tarde desta terça-feira (8).
A decisão foi tomada após a China não recuar da retaliação às tarifas americanas dentro do prazo estabelecido pelo presidente Donald Trump, que venceu às 13h desta terça. Mais cedo, Trump declarou, em sua rede social, que ainda aguardava uma ligação do governo chinês para negociar, o que não ocorreu.
Entenda o conflito tarifário entre EUA e China
O embate teve início no dia 2 de abril, quando Trump anunciou tarifas de importação contra 180 países, com foco especial na Ásia. Para a China, a tarifa inicial foi de 34%, elevando os tributos totais para 54% sobre os produtos chineses.
Como resposta, Pequim anunciou tarifas de 34% sobre produtos dos EUA, o que motivou Trump a ameaçar novas cobranças de 50% adicionais caso a China mantivesse a retaliação. Com o não recuo chinês, a tarifa de 104% entraram oficialmente em vigor.
Apesar da tensão, o governo chinês declarou que está pronto para continuar respondendo às tarifas, embora reconheça que “em uma guerra comercial, não há vencedores”.
Impactos no mercado financeiro
A escalada tarifária entre EUA e China tem gerado instabilidade nos mercados globais. Os investidores demonstram preocupação com uma possível guerra comercial em escala global, o que provoca fuga de ativos de risco, como ações.
Nesta terça-feira (8), as bolsas da Ásia e da Europa fecharam em alta, enquanto os principais índices de Wall Street abriram com ganhos, mas recuaram no início da tarde. No Brasil, o Ibovespa passou a operar em baixa, e o dólar voltou a bater os R$ 6 por volta das 14h.
Negociações seguem em curso
Segundo a Casa Branca, cerca de 70 países já entraram em contato com os Estados Unidos para discutir acordos e evitar medidas mais duras. Mesmo com o agravamento do cenário, há expectativa de que os EUA ainda possam buscar soluções diplomáticas para minimizar os impactos da guerra comercial.
Lei também:
China impõe tarifas de 34% sobre produtos dos EUA
Trump anuncia tarifas de 10% sobre produtos brasileiros
Lula diz que Brasil tem reservas internacionais para enfrentar impactos de medidas de Trump
Siga nossas redes sociais Instagram e Facebook
Com informações: G1
[…] EUA iniciam cobrança de tarifa de 104% sobre produtos chineses após retaliação da China […]