A partir desta terça-feira (1º de abril), contribuintes com conta GOV.BR de nível prata ou ouro já podem acessar a declaração pré-preenchida do Imposto de Renda diretamente pelo site ou aplicativo da plataforma. Em 2025, a expectativa é que essa ferramenta seja utilizada por cerca de 57% dos contribuintes, totalizando aproximadamente 26,3 milhões de declarações enviadas.
Crescimento do uso da declaração pré-preenchida
Em 2022, apenas 7% dos contribuintes optaram por esse formato, enquanto em 2024 esse número saltou para 41%. De acordo com, Rogério Mascarenhas, secretário de Governo Digital do Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos (MGI), essa funcionalidade reforça os princípios do governo digital e aprimora a experiência dos usuários.
“O login da plataforma e a integração de outros sistemas públicos garantem a segurança dos dados e facilitam a vida das pessoas”, explica Mascarenhas.
Além da segurança, a ferramenta reduz erros e agiliza a entrega da declaração, uma vez que os contribuintes apenas revisam os dados já disponíveis na Receita Federal, complementando as informações necessárias e atualizando eventuais alterações.
Novidades da Declaração Pré-Preenchida em 2025
Entre as atualizações deste ano, destacam-se:
✔️ Inclusão de informações sobre contas bancárias no exterior, incluindo fintechs e bancos tradicionais, enviadas por órgãos estrangeiros à Receita Federal.
✔️ Fim da obrigatoriedade de preenchimento de alguns campos, como o título de eleitor.
Vantagens da declaração pré-preenchida
Além da praticidade, optar pelo preenchimento automático pode beneficiar o contribuinte na fila da restituição. Embora os critérios principais continuem sendo os definidos por lei e a data de envio da declaração, o uso da declaração pré-preenchida via GOV.BR e a escolha pelo recebimento via Pix são fatores secundários que podem antecipar o pagamento.
Como ter uma conta prata ou ouro no GOV.BR?
Para utilizar a declaração pré-preenchida, é necessário possuir conta Prata ou Ouro no GOV.BR.
🔹 Conta Prata: pode ser obtida através do reconhecimento facial com base na foto da CNH ou pela validação dos dados em um dos 14 bancos credenciados.
🔹 Conta Ouro: oferece acesso completo a serviços públicos digitais e é concedida mediante reconhecimento facial com base nos registros da Justiça Eleitoral, leitura de QR Code da Carteira de Identidade Nacional (CIN) ou validação via Certificado Digital compatível com a ICP-Brasil.
Para verificar o status da sua conta, acesse: www.gov.br/conta.
Autorização para contadores e terceiros
Para quem não realiza a própria declaração, o site e o aplicativo Meu Imposto de Renda permitem autorizar terceiros a acessarem a declaração pré-preenchida sem a necessidade de compartilhar a senha do GOV.BR. O acesso pode ser concedido a qualquer CPF ou CNPJ, garantindo mais segurança e praticidade no processo.
Lei também:
Imposto de Renda 2025: Prazo de entrega começa em 17 de março