Israel e Hamas prorrogam trégua por mais dois dias, o acordo de trégua de quatro dias e troca de reféns por prisioneiros entre Israel e Hamas, iniciado na sexta-feira e que expirava nesta segunda-feira, será prorrogado por mais dois dias, segundo anunciaram o grupo islâmico palestino e o governo do Catar.
“O Movimento de Resistência Islâmica Hamas anuncia que foi acordado com os irmãos no Catar e no Egito prolongar a trégua humanitária temporária por mais dois dias, nas mesmas condições da trégua anterior”, informou o grupo em um comunicado divulgado no Telegram.
Por sua vez, o porta-voz do Departamento de Relações Exteriores catari, Majed al Ansari, escreveu em sua conta na rede social X (Antigo Twitter).
“O Estado do Catar anuncia, como parte da mediação em curso, que foi alcançado um acordo para prolongar a trégua humanitária por mais dois dias na Faixa de Gaza”, escreveu ele.
O Catar, um dos mediadores ao lado de Egito e Estados Unidos, tem mantido conversas com Hamas e Israel para resolver as divergências a respeito das listas e evitar atrasos.
O grupo extremista islâmico também confirmou a informação, enfatizando que o Catar e o Egito negociaram um tratado para prolongar a trégua humanitária temporária por mais dois dias, com as mesmas condições da trégua anterior.
A paralisação, oficializada na última sexta-feira (24), entrou no seu quarto dia nesta segunda e prevê a libertação de reféns tanto pelo Hamas quanto por Israel, enquanto ambas as partes respeitam o acordo de cessar-fogo.
Mais cedo, o governo do Egito já havia adiantado que a negociação para prorrogar a trégua nos ataques de Israel à Faixa de Gaza estava em “estágio avançado”. (ANSA)
Até o momento, Israel ainda não confirmou a prorrogação do cessar-fogo, negociado com a mediação do Catar, do Egito e dos Estados Unidos, e que entrou em vigor na sexta-feira por um período inicial de quatro dias.
O Cessar-fogo
O pacto contempla a libertação de três palestinos presos por cada refém e permitiu a entrada de ajuda humanitária em Gaza, sitiada e devastada após sete semanas de bombardeios israelenses, lançados em resposta ao ataque sangrento do Hamas em Israel em 7 de outubro
A União Europeia e a Otan aumentaram, nesta segunda-feira, a pressão para prolongar o cessar-fogo, depois de o presidente dos EUA, Joe Biden, ter feito o mesmo.
Um porta-voz do governo israelense informou que o país propôs nesta segunda-feira ao Hamas “uma opção” para estender a trégua e receber “50 reféns adicionais”.
Siga nossas redes sociais Instagram e Facebook